Medicamentos

Não se pode afirmar com certeza que um fármaco é absolutamente seguro para ser usado durante uma gestação. Em muitos casos, falta comprovação de que certos medicamentos realmente não causam danos ao feto. O fato de não haver estudos que associem o uso do fármaco a riscos para o feto não significa que este risco não exista e venha a ser conhecido futuramente. Mas isso não quer dizer que gestantes não possam usar medicamento algum.

Há muitos medicamentos já estudados e considerados seguros, que podem, portanto, ser utilizados por gestantes. Entre estes medicamentos encontram-se alguns analgésicos, alguns antibióticos e preparações de uso tópico em geral.

Mulheres grávidas podem adoecer durante este período ou ter doenças pré-existentes que podem e devem receber tratamento. Não tratar uma gestante doente também pode ser prejudicial ao feto! Entre os problemas que podem afetar gestantes e que precisam ser tratados estão: diabetes, depressão e outras condições psiquiátricas, hipertensão, infecções em geral, epilepsia, doenças reumáticas, entre outros.

De qualquer forma, cada mulher deve ser avaliada individualmente por seu médico para verificar a indicação correta de qualquer medicamento. Sempre consulte seu médico ou o SIAT, antes de usar qualquer medicamento (mesmo medicamentos considerados naturais ou à base de plantas – estes também podem causar danos).

Medicamentos de Uso Tópico

Considera-se como uso tópico de algum produto quando sua exposição tem ação apenas local, geralmente aplicado na pele como cremes, xampus e pomadas.

De uma maneira geral, o risco para o feto decorrente da exposição a estes produtos durante a gestação é muito pequeno, principalmente quando a pele está íntegra e o medicamento é usado na dose correta. É preciso ter cuidado, pois há situações em que a absorção destes produtos pode ser maior. Exemplos destas situações são:

  • Solução de continuidade (cortes, machucados) ou inflamação da pele
  • Aplicação do produto sobre áreas muito extensas ou por tempo prolongado
  • Adesivos transdérmicos (por exemplo adesivos de nicotina); pois, estes são absorvidos em quantidade significativa pelo organismo

Não há, até agora, relação entre o uso tópico de medicações e malformações congênitas. Apesar disso, as drogas teratogênicas, quando usadas de forma sistêmica, devem ser evitadas também para uso tópico.