Quem somos
O que é o SIAT
O SIAT – Sistema Nacional de Informação sobre Agentes Teratogênicos, ao mesmo tempo em que presta atendimento gratuito, tanto para a comunidade como para profissionais da área da saúde, é um Projeto de Extensão do Departamento de Genética, do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Fundado em 1990, está localizado no Serviço de Genética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O SIAT faz parte da European Network of Teratogen Information Services (ENTIS).
O SIAT tem como objetivo a prevenção de danos que podem ocorrer ao bebê durante todo o período de gravidez. Aqui, você encontra informações importantes que auxiliam minimizar os riscos de uma gravidez.
Coordenação
Coordenadores
O SIAT é coordenado por professores e médicos especializados em genética e obstetrícia.
Profa. Dra. Lavínia Schüler-Faccini
Médica Geneticista
Professora Titular do Departamento de Genética da UFRGS e Chefe do Serviço de Genética Médica do HCPA. Professora do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Genética e Biologia Molecular e do PPG em Saúde da Criança e do Adolescente da UFRGS. É pesquisadora 1C pelo CNPq. Em 1990, junto com a professora Maria Teresa Vieira Sanseverino fundou o SIAT.
Dra. Maria Tereza Sanseverino
Médica Geneticista
Graduada em Medicina pela PUC-RS (1983), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS (1993) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGSl (2005). Atualmente é médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professora adjunta da PUC-RS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular UFRGS. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos temas: genética médica, teratogênese, erros inato do metabolismo, diagnóstico pré-natal e genética reprodutiva.
Prof. Dr. Alberto Abeche
Médico Obstetra
Graduado pela UFRGS (1981), com mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS (2002) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS (2009); onde, atualmente é professor adjunto. Atua na Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, principalmente nos temas: adolescência, gravidez na adolescência, anticoncepção, obstetrícia e planejamento familiar. Chefe Substituto do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia nos anos de 2011 e 2012.
Dr. André Anjos da Silva
Médico Geneticista